Segunda, 26 Março 2012 00:00

Superação da Compulsão

Avalie este item
(0 votos)

 

Head Trainer Layr Malta*

 

 


Fonte: Wikimedia Commons

 

“Compulsão - Força (que compele). O ato de compelir”
Dicionário Priberam da língua portuguesa

 

“Todo mundo age não apenas movido por compulsão externa, mas também por necessidade íntima.”
Albert Einstein
*14 de Março de 1879 †18 de abril de 1955
Físico alemão radicado nos Estados Unidos
Nobel da Física em 1921
Autor da Teoria da Relatividade

 

O toc, transtorno obsessivo compulsivo é muito comum em nossas vidas e podemos identificar alguns corriqueiros que na minha experiência são até necessários. Verificar com assiduidade se as portas de sua residência estão fechadas ao dormir é segurança, mesmo que isso já tenha sido garantido por alguém da casa. É mais seguro pecar pela repetição do que por omissão.



Quando se trata de caso patológico precisa de acompanhamento de profissional do ramo, como psicólogos ou algum competente no assunto.

Na minha profissão, convivi com um colega que conferia rigorosamente e repetidamente todos os documentos que fossem necessários sua assinatura, mesmo aqueles construídos por ele mesmo, cujo tempo despendido é o triplo do normal. Pode não ser necessário um tratamento. Outro caso que conheço apenas como exemplo, é um amigo que ao subir qualquer escadaria conta todos os degraus. Outro que ao apreciar uma paisagem urbana conta todas as antenas parabólicas que consegue ver. São irrelevantes estes transtornos, mas aqueles que geram limitação na sua atividade ou prejudicam quem quer que seja, é sua e unicamente sua a responsabilidade da mudança para atingir sua SUPERAÇÃO DA COMPULSÃO.

A vida é feita de hábitos, portanto que seja de bons hábitos, dizia Og Mandino, o grande escritor americano, cujas obras são tão conhecidas.

Se só temos chance de caminhar na trilha que mantemos em nossa mente, aquelas que constroem hábitos, mantenhamos então a trilha correta e desejada, este é o exercício que precisamos praticar a cada momento na SUPERAÇÃO DA COMPULSÃO.

 

 

“Quando eu gosto de um par de sapatos, eu o compro, ainda que não tenha o meu número. Minha casa não tem muitos móveis. Mas sapatos, isso tem.” Keira Knightley - Atriz britânica

 

A expressão acima da atriz britânica Keira Knightley, mostra um comportamento muito conhecido em todos os meios, nem sempre com o exagero de adquirir um bem que você sabe que não usará, mas acontece com compras que você não tem necessidade. Isto é compulsão. Conheci uma colega em Londres, janeiro de 1995, cujo comportamento era comprar vestuários e calçados, todos de luxo. No retorno, os impostos insustentáveis a levou a abandonar as malas no aeroporto. Qual a pergunta poderosa que você poderia fazer para chegar a um raciocínio lógico e se transformasse num impeditivo da compulsividade?

● Eu tenho necessidade disso?
● Pra quem eu quero exibir?
● Se eu me controlar e não reagir assim, o que aconteceria?

Status é o estado impulsionador das atitudes desnecessárias. Veja se faz sentido:

 

“Status é você gastar o que não tem, para comprar o que não quer, para mostrar para quem você não gosta, aquilo que você não é!”

 

Identifique seus transtornos compulsivos e saiba quais os valores e perdas de cada um. Veja a frase de Albert Einstein acima. Você pode fazer isso, enfrentando-se num processo de autoconhecimento profundo.

A sua jornada de SUPERAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL exige autoconhecimento profundo, pois dele vem o controle das emoções e a possibilidade da tomada de atitudes estratégicas. Somente assim você torna-se o Líder de sua Própria Vida!







*Head Trainer Layr Malta
Mentor do Leader Training – Equipe Layr Malta

 

 

Mural de recados da Família Silva!

MyMural - Mural de Recados

WENDELL DA SILVA ARAÚJO

Trainer, Coach e Palestrante, de Natal/RN.

As maravilhosas experiências com a Leader Training não param nos treinamentos LT e Gaivota. Não imaginava que seria tão especial, mágico e inesquecível ser Dindinho de uma turma. Você passa por todo o treinamento de novo e se emociona muito com a transformação dos afilhados. Parabéns à equipe do LT e parabéns aos meus afilhados. Obrigado a todos. Grandes e fortes [...]


Deixe agora o seu recado!

Empresas que hoje contam com colaboradores que passaram pelos nossos treinamentos.

Entre em contato

Endereço: Praça Dom Pedro II, 166, Sala 209/211 - Centro - 13330-080
Indaiatuba/SP - Brasil

Telefones:
SP - (19) 3894-4948

E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.