Segunda, 02 Abril 2012 00:00

Proatividade para Superação

Avalie este item
(0 votos)

 

Head Trainer Layr Malta*

 




Fonte: Arbiter Online

 

“Proatividade – Qualidade do que é proativo”
Dicionário Priberam da língua portuguesa

 

“A essência da proatividade está na capacidade da pessoa liderar a própria vida”
Stephen Covey
*24 de Outubro de 1932
Autor do best-seller O Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Fundador da Covey Leadership Center

 

Busca ativa por oportunidade de mudanças, planejamento e execução de ideias, enfrentamento de obstáculos, diz a enciclopédia WIKiPEDIA, precisamos contudo, mesmo sendo uma virtude, de alguns cuidados na prática. Proatividade não pode ser uma atividade desgovernada sem planejamento. É fundamental ter conhecimento da situação e se esmerar para que sua iniciativa, sem solicitação, possa ser mais eficaz.



PROATIVIDADE PARA SUPERAÇÃO requer dedicação e esmero no seu desempenho e uma busca constante de aprendizado. Nada há que não possa melhorar, seja no desempenho, na qualidade, no respeito, no bom senso, na compreensão, na tolerância, na humildade. Estas virtudes podem levá-lo a uma ambientação prazerosa e de aceitação de suas iniciativas. Identificar se sua iniciativa está sendo aceita e importante é o ponto fundamental para não ser taxado de intrometido.

CASE: Numa dinâmica de treinamento de autoconhecimento profundo, no ponto mais importante do exercício, quando o participante é incitado a reagir aos seus bloqueios, descobrir e combater suas limitações, o passo principal era que não houvesse ruídos, palavras, toques que perturbasse seu desempenho. Um colega, na melhor das intenções se levanta e ajuda-o a levantar-se. Um desacerto que pode ter perdido toda a eficácia dos propósitos. Era tudo que não deveria ser feito.

Questione sua proatividade:

1. Isso que posso fazer agora acrescenta valores, ajuda?
2. É importante minha iniciativa ou é uma exibição?
3. A quem devo me reportar se posso tomar a iniciativa tal?
4. Agindo sem ser solicitado é possível estar aborrecendo alguém?

A virtude da PROATIVIDADE é muito valiosa e de certa forma muito esperada por nossos interlocutores, sejam eles, chefes, patrões, colegas. O que compete a nós é o discernimento do momento desta iniciativa. Por comodismo a maioria dos seres humanos opta por um comando de execução de tarefas, mesmo tendo consciência de sua competência. Alguns casos são identificados por ciúme do responsável pela tarefa, que argumenta não concordar com a colaboração nesse sentido. São situações de insegurança que inibe a prática da PROATIVIDADE, que muitas vezes são classificadas como uma forma de puxar o tapete do responsável direto.

PROATIVIDADE PARA SUPERAÇÃO carece também de sua atenção no reconhecimento que precisa ofertar. Numa reunião para decisão de alguns detalhes da competência do Departamento de Pessoal, o responsável convidou os diretamente ligados ao assunto e num determinado comento estendeu o convite a um diretor que não tinha nenhuma ligação com o assunto. Perguntado por que desta decisão, ele disse essa verdade: ele pode não ter nenhuma autoridade para ajudar, mas tem toda autoridade para atrapalhar, por isso é importante o reconhecimento à sua pessoa. PROATIVIDADE não é somente saber fazer, mas acima de tudo saber como e quando fazer, principalmente dando importância àqueles com quem compartilha decisões.

A sua jornada de SUPERAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL exige autoconhecimento profundo, pois dele vem o controle das emoções e a possibilidade da tomada de atitudes estratégicas. Somente assim você torna-se o Líder de sua Própria Vida!







*Head Trainer Layr Malta
Mentor do Leader Training – Equipe Layr Malta

 

 

Mural de recados da Família Silva!

MyMural - Mural de Recados

ALEXANDRE ALVES NOVASKI

ROTEIRISTA, de Rio de Janeiro/RJ.

Fala galera! Saudades de todos! Segue meu Blog: www.alexandrenovaski.blogspot.com Beijos [...]


Deixe agora o seu recado!

Empresas que hoje contam com colaboradores que passaram pelos nossos treinamentos.

Entre em contato

Endereço: Alameda Filtros Mann, 103, Jardim Tropical - 13344-580
Indaiatuba/SP - Brasil

Telefones:
SP - (19) 3894-4948

E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.