Segunda, 26 Abril 2010 13:09

Pecados capitais X Metas II - Liderança Profissional

Avalie este item
(0 votos)

“É melhor ficar vermelho por alguns instantes do que amarelo pelo resto da vida. Dito popular”

Tive a oportunidade de ler o artigo do mestre JOSÉ ANTÔNIO ROSA e considerando o anteriormente escrito por mim, julguei ser de bom alvitre fazer comentários sobre algumas destas outras características, que se aponta como pecado do profissional.

O mestre Antônio referencia como PECADOS CAPITAIS DO PROFISSIONAL:

  • FAZER CORPO MOLE
  • ALIENAÇÃO
  • DESLEALDADE
  • POSTURA “DO CONTRA”
  • FORMAÇÃO DE PANELINHAS
  • ROMANCE
  • FOFOCA



Destaco como imperdoáveis a DESLEALDADE e a FOFOCA que por acréscimo forma PANELINHAS e quando não destroem a empresa, desmotiva e leva danos ao grupo, no seu desempenho. Nesta hora clama-se por liderança. Estas categorias poderiam ser avaliadas como traição e aí está o aspecto da punição, até capital, em muitos contextos da vida. Mesmo no mundo da criminalidade são comportamentos altamente rejeitados.

Nestes aspectos vê-se também a INVEJA, o mal da humanidade, impedindo o praticante da deslealdade, da fofoca, de desenvolver seus próprios talentos, levando-o a querer ser como o outro, imitando-o em vez de modelá-lo.

  • Modelar é agregar valores ao seu próprio desempenho, é dar personalidade à sua performance, fazendo talvez a mesma coisa de uma forma diferente.
  • Imitar está naqueles que buscam em muitos momentos repetir o que o outro faz, nomeando e até dando títulos semelhantes aos seus produtos, numa clara descaracterização de sua personalidade.

- Ninguém trabalha contra ninguém, todos trabalham a seu favor, diz uma conceituada profissional da psicologia. Vale lembrar neste conceito, que assim também se comportam os desonestos, os ladrões. Eles também agem a seu próprio favor.

A ruptura de um sistema de confiança encerra de vez um relacionamento, seja ele profissional, familiar ou social.

Na última revista VOCESA, a matéria de capa enfatiza a fritura de executivos que por seus desempenhos admiráveis se tornaram os mais perigosos para seus chefes e diante do poder dessas pessoas a EMPRESA pagou o estrago da falta de consciência e habilidade do superior, revelando um estado de insegurança constante. Sabemos que ADMITIR QUE ERROU, PEDIR DESCULPAS E PEDIR AJUDA são três situações extremamente difíceis de se praticar pelo ser humano, especialmente se ele detém poder de decisão, mas aí é que está a maior virtude da liderança.

Dois outros valores que não se obtém quando se pede: DINHEIRO e RECONHECIMENTO. Um está diretamente ligado ao outro. O reconhecimento é uma questão de conquista e não se obtém quando você chora ou quando você briga. Infelizmente sobre estes dois comportamentos, notáveis nos descontrolados em sua AUTO PIEDADE, o choro e a raiva, apontam-se:

  • no primeiro, a AUTO ANULAÇÃO e
  • no segundo, A VINGANÇA e em muitos momentos fugindo da trilha da honestidade.

DICAS:

Analise detalhadamente cada item apontado pelo mestre JOSÉ ANTÔNIO, não só sobre aqueles que comentei, e se auto-avalie, principalmente você que detém a responsabilidade de liderança em sua empresa. É melhor ficar vermelho por alguns instantes do que amarelo pelo resto da vida.

Mural de recados da Família Silva!

MyMural - Mural de Recados

LUIZ FERNANDO COSTA GUERRA

Técnico Jr., de Campo Limpo Paulista/SP.

Sabe, descrever os momentos vividos no LT é praticamente impossivel. O LT não é apenas um treinamento, ele te dá a possibilidade de conhecer o seu maior aliado e seu pior inimigo: "Você". Tudo depende de você. Seu SUCESSO depende do seu esforço, sua luta, seu suor. Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado... ACREDITE EM VOCÊ!!! Um grande 4 para [...]


Deixe agora o seu recado!

Empresas que hoje contam com colaboradores que passaram pelos nossos treinamentos.

Entre em contato

Endereço: Praça Dom Pedro II, 166, Sala 209/211 - Centro - 13330-080
Indaiatuba/SP - Brasil

Telefones:
SP - (19) 3894-4948

E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.