Segunda, 31 Maio 2010 13:59

O Homem Líder

Avalie este item
(0 votos)

“De todos os animais da criação, o homem é o único que bebe sem ter SEDE, come sem ter FOME e fala sem ter nada que DIZER - John Steinbeck.”

A afirmação do americano John Steinbeck (1902-1968) nos cobra uma meditação mais profunda sobre as consequências do poder de dominação do ser humano sobre sua vida e sobre a de todos os seres vivos do planeta. Essa autonomia do homem, e sua inata e exclusiva capacidade de liderança, merecem uma reflexão sobre como em alguns momentos nossas atitudes podem ser danosas, a nós mesmos e aos outros que compõe o sistema. Quando digo sistema, refiro-me ao pensamento de Lavoisier quando dizia que “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Há quem diga por esta razão, e inclusive já ouvi isso de um químico, que somos imortais, pois apenas nos transformamos.

Não precisamos ter profundo conhecimento de química ou física para chegar a algumas conclusões. Considerando o sistema afirmado por Lavoisier, todas as nossas atitudes criam consequências, que podem não ter reflexos imediatos, ou ao menos que não os percebamos de pronto, mas que certamente nos afetarão de alguma forma com o passar do tempo. A miséria, a fome no mundo, o aquecimento global, as crises econômicas, estão aí para confirmar o conceito da química no sistema da vida.

Ainda em comparação com a ciência, considere os conceitos de Newton na física e perceba se também não podem ser aplicados a todo o nosso sistema. Para toda ação existe um reação. Da lei da física para a lei da vida, podemos apreender a ideia da responsabilidade de nossas ações, ou seja, a de que nunca estaremos isentos das consequências de nossos atos. Às vezes lemos nos jornais notícias sobre a crise econômica num pequeno país da Europa, ou em qualquer outro lugar do mundo, e normalmente pensamos que não nos diz respeito, pois não afeta diretamente qualquer situação de nossa vida. No entanto, o homem com sua inata capacidade de liderança deve ser sempre prudente na avaliação desse tipo de informação num mundo em que todas as relações, econômicas, políticas ou culturais, são globalizadas.
Veja por exemplo o recente caso da crise fiscal pela qual passa a Grécia. Quando que um trabalhador comum brasileiro que pretende construir sua casa poderia imaginar que as consequências desse caos no mercado financeiro poderiam afetar sua vida? Pois a verdade é que essa relação existe e um homem líder deve estar atento a esse cenário global de efeito em cadeia: a crise que começou na Grécia já afeta os vizinhos europeus, os norte-americanos, chegou ao mercado imobiliário brasileiro e, por fim, chega ao trabalhador que se prepara para comprar os materiais para construção de sua casa.

Podemos admitir alguns conceitos como reflexão para a vida que, unidos à liderança inata do ser humano, ajudarão cada um de nós a agir no sistema da vida com mais responsabilidade, tendo consciência de que nossas atitudes não passarão incólumes.

A física afirma que precisamos de pelo menos 40 milésimos de segundo para registrar mentalmente uma imagem. Isso nos permite afirmar que tudo que estamos vendo já é passado. Se considerarmos que nenhum ser humano consegue ter a mesma percepção, os ângulos de visão são diferentes em todos os momentos e a ilusão de ótica pode ser comum, como podemos afirmar que temos a única razão em alguma situação? Isso deve nos fazer pensar, numa perspectiva mais humilde, sobre como podemos ser injustos em nossas decisões.

Precisamos praticar e desenvolver o estado de paciência, tolerância, empatia em nossas ações diárias se quisermos conquistar melhores resultados. Cursos e estudos sobre esta necessidade humana crescem em todo o mundo. O “coach espiritual”, por exemplo, é um conceito hoje estudado e sugerido como fator primordial na liderança em todos os ambientes. Seja na família, na empresa ou na sociedade, ele nos conclama a exercitar nosso domínio de compreensão e respeito ao semelhante.

Adquira um novo conhecimento e estará expurgando um espaço de ignorância. Mude uma crença e expurgará uma descrença. Tenha sempre a consciência de que a escolha por ser deliberado ou doutrinado só depende de você e que, seguramente, a opção por uma delas transformará inevitavelmente sua vida e a de todos do sistema que nos rodeia e do qual fazemos parte.

Mural de recados da Família Silva!

MyMural - Mural de Recados

MIGUEL MARTINS DOS SANTOS JUNIOR

Eng. Produção Mecânica \ Gerente Industrial, de Cajamar/SP.

Nós de fato não conhecemos nenhum pouco o que é o ser humano, desde a saída do treinamento ontem a minha cabeça passa um processo de reprogramação e a presença de cada um foi fundamental para que isso ocorre-se estou muito satisfeito e já ampliei a lista de pessoas que irei recomendar o treinamento, sentirei um imenso prazer em dar esse enorme presente. 4444 para todos. Miguel [...]


Deixe agora o seu recado!

Empresas que hoje contam com colaboradores que passaram pelos nossos treinamentos.

Entre em contato

Endereço: Praça Dom Pedro II, 166, Sala 209/211 - Centro - 13330-080
Indaiatuba/SP - Brasil

Telefones:
SP - (19) 3894-4948

E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.