Segunda, 12 Abril 2010 13:01

Liderança sem inveja

Avalie este item
(0 votos)

“Eu sou mais mortal que uma bala de canhão. Eu derrubo casas, quebro corações, afundo vidas. Eu viajo nas asas do vento. Nenhuma inocência é forte suficiente para me intimidar, nenhuma pureza é completa para me amedrontar. Eu não tenho nenhuma consideração pela verdade, nenhum respeito pela justiça, nenhuma clemência para com o indefeso. Minhas vítimas são tão numerosas quanto as areias do mar e muitas vezes, inocentes. Eu nunca esqueço e raramente perdôo. Meu nome é FOFOCA. (Morgan Blake)”

O mais destruidor de todos os comportamentos, normalmente fruto do pecado capital da INVEJA, gera o mais alto desconforto de convivência e anula todo tipo de liderança.
Não existiria FOFOCA se pudéssemos ou se tivéssemos a consciência de um julgamento justo diante de toda situação. Não é possível ficar sem julgamento, porque isso é condição de todas as situações existentes. Se há o que você não gosta na situação que você aponta, certamente há o lado positivo que você não está percebendo. Se por uma obra DIVINA encontramos o oposto de tudo, por que então não focamos nosso julgamento no lado positivo em vez de no lado negativo?

Vivemos a cultura do julgamento negativo com o comportamento injusto da indisposição de ouvir os dois lados. Omitimos-nos e muitas vezes não mergulhamos em nossa consciência para analisar o CERTO e o ERRADO. Abandonamos a situação desconfortável com o argumento de que não é problema meu, não quero me intrometer e deixamos que a desonestidade impere. Atitudes de omissão não podem fazer parte de liderança.

Ser um coach espiritual não é literalmente estar ligado a uma religião ou crença, é ter a compreensão da tolerância, ter a predisposição e paciência de ouvir a verdade dos dois lados e ainda assim correr o risco de um posicionamento tendencioso, impulsionado pelo nosso sentimento de simpatia ou vínculo afetivo. “Em qualquer contenda, por mais neutro que você queira estar, estará de um lado” não recordo o autor. Liderança é ter esta consciência e se esforçar para um posicionamento justo, ético.

Por outro lado precisamos compreender que há em todos os seres humanos um desejo imenso de se superar, mostrar que é útil e que seu desempenho agrade a quem com ele convive. Nesta visão nos envolvemos no mais alto grau de estresse por ocasião de férias, quando somos substituídos ainda que por um pequeno período de tempo. Quem nos substitui certamente se primará por um desempenho notável de destaque, gerando um julgamento no final do período, de comparação. Fulano foi muito bem na função e o seu colega de férias também é muito bom, o que faremos? Havendo troca de função é bem provável que haja também insatisfação. Este fato ocorreu numa grande empresa italiana, onde os dois amigos acabaram se agredindo fisicamente, um acusando o outro de ter puxado seu tapete.
Resultado: Grandes perdas de talentos, pois a demissão dos dois foi inevitável.

Em situações como essa é que se vê de quem tem o poder nas mãos, seus dotes de liderança, planejando com antecipação as consequências da substituição de uma pessoa importante, seja preparando quem substituirá e quem será substituído para uma situação diferente pós-férias.


...Há que ser bem cortês sem cortesia
Doce e conciliador sem covardia
Saber ganhar dinheiro com poesia...

Mural de recados da Família Silva!

MARCELLO DOS SANTOS PEPE "GAIVOTA"

Jornalista, de Juiz de Fora/MG.

Olá, meus amigos SILVAS! As muitas experiências marcantes que vivenciamos juntos neste fim de semana em Juiz de Fora/MG ajudaram a transformar cada um de nós, iniciando uma nova realidade em nossas vidas. Desejo que todos os participantes tenham um enorme sucesso em todas as suas metas! Um grande 4 do [...]


Deixe agora o seu recado!

Empresas que hoje contam com colaboradores que passaram pelos nossos treinamentos.

Entre em contato

Endereço: Praça Dom Pedro II, 166, Sala 209/211 - Centro - 13330-080
Indaiatuba/SP - Brasil

Telefones:
SP - (19) 3894-4948

E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.