Quarta, 04 Agosto 2010 14:02

Liderança, liderança, liderança. Sempre liderança!

Avalie este item
(0 votos)

“Se você não faz o que gosta e não vê possibilidade de fazer o que gosta, o segredo é GOSTAR DO QUE TEM QUE SER FEITO...”

Recebi recentemente uma pesquisa sobre as palavras que mais são buscadas na Internet e o resultado foi de longe a palavra LIDERANÇA. Pensando sobre isso, verifiquei que nos depoimentos do site www.silvanews.com.br ela também se repete de forma impressionante.
E, dessa forma, percebi quantas pessoas buscam o Leader Training para se aperfeiçoar na arte da Liderança.


Para o Prof. Dr. José Dornelas, em Os mandamentos do empreendedor de sucesso, “liderar é saber definir objetivos, orientar tarefas, combinar métodos e procedimentos práticos, estimular as pessoas no rumo das metas traçadas e favorecer relações equilibradas dentro da equipe de trabalho." Além de tudo isso, penso que o líder é aquele que se sacrifica por toda uma equipe, é aquele que está sempre a frente das decisões, é aquele que decide colocar a cara de frente nas situações difíceis, é aquele resiliente, que por se colocar à frente das situações, também está suscetível a choques e impactos, críticas e constantes alfinetadas. Mas “suporta” tudo isso porque gosta de comandar novas ações, gosta de criar, gosta de se envolver em situações de risco e não fica sentado esperando que alguém determine suas tarefas. É bom lembrar, também, que todos sem exceção podem ser líderes em suas vidas, nos afazeres da casa, na orientação dos filhos, e etc.
Considerando isso tudo, podemos concluir: não é fácil ser líder!

Então vamos dar uma mão a quem está iniciando esta bela carreira de liderança relacionando algumas boas dicas:

- Não existe líder sozinho. Um bom líder sabe escolher as pessoas exatas para estarem ao seu lado.

Mas existe uma técnica para selecionar essas pessoas (aptas a realizarem determinadas tarefas)?
As estatísticas sobre inteligência emocional nos mostram que 83% das pessoas fazem o que não gostam por necessidade de sobrevivência e este é um fator que atrapalha imensamente a realização de tarefas porque pode nos levar a protelar. Conscientizar-se da frase “Se você não faz o que gosta e não vê possibilidade de fazer o que gosta, o segredo é GOSTAR DO QUE TEM QUE SER FEITO” gera a necessidade de liderança. O que fazer e como fazer para criar este desejo necessário no colaborador? O líder precisa saber ser empático para gerar simpatia e conquistar todos que estão ao seu redor.

- Saber que cada um tem a sua importância dentro de um processo e delegar ações.

Mas qual a melhor forma de delegar as tarefas e depois cobrá-las?
Confiar no colaborador, naqueles que estão ao seu redor, é fundamental. Mas é preciso certificar de que não está exagerando na determinação das tarefas a serem cumpridas; Analisar o tempo concedido; Refletir sobre a capacidade e a responsabilidade deste colaborador e, sobretudo, atentar ao seu check point que será o sinalizador dos trabalhos - observando diariamente o desempenho e a produtividade e oferecendo nas oportunidades o reconhecimento merecido. A crítica pela crítica não ajuda.

- Obter conhecimento para comandar novas ações.

Qual o caminho para se obter conhecimento e chegar a excelentes resultados?
O líder precisa ter consciência total daquilo que pediu e ser o maior conhecedor do assunto. Ele tem que inspirar confiança no colaborador diante de suas dificuldades. Quando possível, é indicado dar um START no trabalho e depois explicar como continuá-lo.

- Saber que uma equipe motivada traz os melhores resultados e todos saem ganhando.

- Como estimular uma equipe à traçar metas e cumpri-las?

Todo estímulo é um fator motivador. A equipe precisa ter consciência das compensações que poderão ser obtidas com os resultados. Todos precisam estar no “GANHA-GANHA”. Estabelecer pequenas compensações por cada POINT atingido, com uma compensação maior ao final de um processo, por exemplo, pode ser uma boa maneira de motivar. A liderança tem que traçar suas metas, que precisam ser coerentes com as dos colaboradores e que gerem segurança de que ele é comprometido com os colaboradores e com a empresa.

- Respeitar o colaborador para que se consiga ser um líder admirado e respeitado.

- Como manter o equilíbrio em uma equipe?

Conquistar o respeito dos colaboradores é fundamental; E respeito se conquista com conhecimento do que se faz, mas também com empatia, afinal é isso que irá mostrar que você líder também está interessado no bem-estar pessoal do colaborador, e não apenas no que ele pode te oferecer. O equilíbrio do colaborador na sua vida pessoal, familiar e profissional é indispensável e quando ele se sente reconhecido é despertado para fazer melhor o que se comprometeu e a gostar do ambiente de trabalho e dos colegas.

Mural de recados da Família Silva!

MyMural - Mural de Recados

THAYANA VILELA MATTAR

Mestranda, de Lavras/MG.

Primeiramente, gostaria de parabenizar a equipe de treinadores, pelo profissionalismo e por serem pessoas tão iluminadas, capazes de realizar este belo trabalho... Agradecer também aos irmãos Silva, por terem me proporcionado grande aprendizado... Impossível descrever em palavras as sensações durante os 3 dias de treinamento... Chega em um momento da vida, que questões tanto no aspecto pessoal quanto profissional, precisam de um direcionamento. Entretanto, o único responsável por fazer isso, nós mesmos, temos grande dificuldade em enxergar essa realidade sozinhos. Por isso, despertar esse potencial dentro de nós, é o primeiro passo. No entanto, continuar este processo é um aprendizado contínuo, que dependerá de cada um... Hoje posso dizer que meu primeiro passo já foi [...]


Deixe agora o seu recado!

Empresas que hoje contam com colaboradores que passaram pelos nossos treinamentos.

Entre em contato

Endereço: Praça Dom Pedro II, 166, Sala 209/211 - Centro - 13330-080
Indaiatuba/SP - Brasil

Telefones:
SP - (19) 3894-4948

E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.