Sexta, 20 Agosto 2010 14:02

Competência do Líder

Avalie este item
(0 votos)

Ao longo de tantos anos em que venho lidando com pessoas que desejam adquirir ferramentas para alavancar suas vidas, seja profissional ou pessoal, a questão da insatisfação com suas competências está sempre presente. Foi então que eu comecei a notar que muitas das insatisfações que temos em relação as nossas capacidades estão ligadas ao fato de buscarmos a qualquer preço determinadas prerrogativas sem refletirmos sobre seu real significado. A máxima da excelência e, em seu extremo, a da incompetência, são duas delas.


Gostaria de dedicar algumas poucas linhas a refletir sobre essas duas exigências tão recorrentes nos caminhos da liderança. A chave para discutirmos essa questão é “simples”: paciência. O que muitas vezes podemos entender como incompetência pode ser nada mais que falta de experiência. Por isso, paciência para conseguir olhar para o próprio erro e entendermos que é necessário tempo para o aprendizado. Paciência para acumular experiências e conseguir extrair delas os resultados que nos aperfeiçoarão. Paciência para compreender que as bases só serão efetivamente sólidas se advindas de um processo e não quando alcançadas de uma hora para outra. Paciência para entender que a competência pode não depender exclusivamente de nosso desempenho pessoal. É preciso saber controlar a tendência da auto-suficiência que costuma acompanhar aqueles que tanto buscam a excelência. Paciência e humildade para entender que nem sempre as coisas estão sob nosso total domínio.

É claro que é imprescindível que estejamos sempre exigindo cada vez mais de nós mesmos. É importantíssimo e essencial para quem deseja alcançar a excelência na liderança ser crítico do próprio desempenho e, sobretudo, aperfeiçoar-se sempre, pois o aprendizado na vida é contínuo. Mas não podemos nos esquecer de que existem coisas, pessoas e circunstâncias a nossa volta, sobre as quais não temos controle, que invariavelmente podem afetar o rumo das situações. Então, a partir de agora, toda vez que deparar-se com o imperativo da competência, seja mais flexível consigo mesmo e pense que a excelência desmedida, buscada a todo e qualquer custo, pode também ser um grande obstáculo para aqueles que desejam firmar-se como líderes. Mas isso já é assunto para refletirmos num próximo artigo.

Mural de recados da Família Silva!

GISELLE MARIA XAVIER SILVEIRA

Economista, de Natal/RN.

O Leader Training foi a experiência mais fantástica em toda minha vida, é um prazer grandioso entrar para a familia Silva e quero caminhar junto com vocês sempre. Agradeço primeiramente a Deus a oportunidade de participar desse treinamento e agradeço aos nossos treinadores que são maravilhosos e muito iluminados e a nossa equipe de apoio também que todos foram sensacionais. Espero conseguir levar muitas pessoas para conhecer a melhor maravilha do mundo, O SER HUMANO, pois este é o nosso Deus vivo na terra. Obrigada por tudo pessoal, e deixo um grande 4 para todos da minha família. Hai Silvas. Beijo em todos [...]


Deixe agora o seu recado!

Empresas que hoje contam com colaboradores que passaram pelos nossos treinamentos.

Entre em contato

Endereço: Praça Dom Pedro II, 166, Sala 209/211 - Centro - 13330-080
Indaiatuba/SP - Brasil

Telefones:
SP - (19) 3894-4948

E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.