Sexta, 23 Outubro 2015 15:37

Sobre a Sabedoria...

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Outro dia me perguntaram:

  

Como fazer para ter sabedoria?

 

E sem pensar muito respondi.

 

-Não tenha, seja!!!

Acredito que existem muitas pessoas que tem muitas ferramentas e simplesmente não as usam, talvez por opção, por que não sabem que tem, mas em se tratando de seres humanos posso dizer que a maioria não usa por simplesmente ter que sair da sua zona de conforto para usá-las.

 

A sabedoria é uma ferramenta que não basta termos e sim temos que ser sábios, pois não é uma questão de quanto conhecimento um indivíduo tem e sim a melhor maneira de utilizar os recursos disponíveis em cada situação da melhor maneira possível, disponibilizando o seu melhor para que você e todos os envolvidos sejam beneficiados de alguma forma, seja ela de curto ou longo prazo.

 

A diferença de alguém que tem sabedoria para aquele que é sábio, está na opção de escolha, pois aquele que tem está sempre julgando as situações para saber se deve ou não utilizar a ferramenta, aquele que é usa instintivamente querendo sempre o bem de todos os envolvidos mesmo que isto de alguma forma não aconteça.

 

A sabedoria está intimamente ligada às nossas experiências, principalmente ao aprendizado que elas nos proporcionam, nos municiando de recursos e porque não dizer de ferramentas para melhor nos relacionarmos com as intempéries do dia a dia com maestria.

 

Ela nos faz observar o lado bom dos nossos erros, aliás uma coisa que tenho observado, é que as pessoas sábias erraram muito, mas raramente cometem o mesmo erro duas vezes, estão em constante evolução.

 

Aprendi que para ser “sábio” temos que nos reinventar todos os dias, que aprender juntos, temos que aprender a aprender, pois na velocidade que o mundo gira a certeza do hoje é a dúvida do amanhã e que a beleza da sabedoria está exatamente em entender que o muito que sabemos hoje pode ser o nada no minuto seguinte.

 

Talvez eu na minha humilde simplicidade de conhecimentos não tenha sabedoria suficiente para responder tal pergunta, mas um exercício que aprendi com meus mestres sobre como ser sábio é o de saber ouvir, que hoje é uma das maiores deficiências dos seres humanos modernos.

 

"Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas"   (Albert Einstein)

 

Pense nisso...

 

 

Cleiner Malta

Master Coach Leader Training

Mais nesta categoria: « Coaching com PNL

Mural de recados da Família Silva!

MyMural - Mural de Recados

CLEUZA CRISTINA JASPER TURASSI

Administradora, de Brusque/SC.

Bom dia Família Silva!!! Adorei a companhia de todos vocês e estou encantadíssima com minha nova amiga que estava tão perto e eu não conhecia... eu mesma. Me sinto forte hoje, capaz de enfrentar os desafios. Muito obrigada a toda a equipe pelo empenho em nos mostrar a realidade. Seguem os meus dados, se quiserem me adicionar: cleuzac.j.turassi@zipmail.com.br - facebook: Cleuza Cristina Jasper [...]


Deixe agora o seu recado!

Empresas que hoje contam com colaboradores que passaram pelos nossos treinamentos.

Entre em contato

Endereço: Praça Dom Pedro II, 166, Sala 209/211 - Centro - 13330-080
Indaiatuba/SP - Brasil

Telefones:
SP - (19) 3894-4948

E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.