Quarta, 07 Outubro 2015 20:59

Descubra como a auto disciplina pode leva-lo ao sucesso

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A Autodisciplina começa com o domínio do pensamento. Se você não controlar os seus pensamentos, você não pode controlar as suas necessidades.

 

Autodisciplina exige um equilíbrio das emoções através da razão.

 

Segundo as estatísticas 95% das pessoas padecem da falta de Autodisciplina.

 

Garanto que muitas pessoas começaram todo início de ano com uma lista de objetivos do que querem conquistar. Isto é uma coisa boa, mas infelizmente como diz a estatística 95% destas pessoas já desistiram deles mesmo antes de começarem.

 

Ai eu pergunto: o que leva as pessoas a desistirem de seus objetivos?

 

A resposta mais adequada a essa pergunta é a falta de disciplina e planejamento.

 

“Todo mundo tem um plano até tomar o primeiro soco na cara.” Mike Tyson

 

Todos nós começamos o ano, motivados e empenhados em cumprir com os planos traçados, mas basta a primeira dificuldade para que estes planos sejam deixados de lado e a zona de conforto passa a ser nosso plano prioritário.

 

Ter a autodisciplina necessária para fazer o que planejamos não significa que tudo será mais fácil e divertido.

 

Você deverá exercitar a autodisciplina sobre todas as suas emoções, principalmente sobre os quatro sentimentos básicos do ser humano que são:

 

1- Alegria;

 

2- Raiva;

 

3- Tristeza;

 

4- Medo;

 

Isso pode parecer simples e óbvio, mas na prática, é extremamente difícil. Se você já passou por situações extremas nessas áreas sabe o que estou falando.

 

Ter autodisciplina é fazer o que tem que ser feito independente do que aconteça sem desculpas e quando tiver que se desviar dos seus objetivos por motivo de força maior, faça uma reflexão sobre o que você pode estar fazendo que esta te sabotando. Assim você se mantém sempre alerta e otimiza seu tempo na busca dos seus objetivos.

 

Autodisciplina que estou apresentando-a aqui, não se refere somente ao seu domínio de hábitos negativos, que obstrui o seu caminho para o sucesso, mas mais particularmente ao desenvolvimento e aplicação dos hábitos positivos que ajudarão a se manter no foco.

 

Aqui vão 5 pilares e dicas de como treinar sua autodisciplina:

 

 

 

1# Aceitação: Trabalhe sua aceitação, há uma grande chance de que a raiz do problema é uma falha em aceitar a realidade como ela é. Vamos fazer uma analogia entre autodisciplina e musculação. Para você ter sucesso no treinamento de seus músculos, o primeiro passo é

 

descobrir quanto peso você já consegue levantar. Quão forte você é agora? Até que você compreenda onde você se encaixa neste momento, você não pode adotar um programa de treinamento adequado.

 

Imagine uma pessoa que quer ganhar massa muscular, mas que não tem nenhuma ideia de quanto peso consegue levantar e adota uma rotina de treinamento aleatória. É praticamente certo que os pesos que ela escolheu serão leves demais ou pesados demais para ela. Se os pesos forem pesados demais, a pessoa simplesmente não vai conseguir levantá-los e seus músculos não vão crescer. E se os pesos forem leves demais, a pessoa vai levantá-los com facilidade, mas seus músculos também não vão crescer.

 

Da mesma forma, se você quer aumentar sua autodisciplina, você precisa saber qual o seu nível atual.

 

2# Força de Vontade: No reforço e prática da força de vontade valem todos os pequenos esforços: Por exemplo, quando se trata de terminar a obrigação apesar do cansaço, de estudar a matéria que nos custa, recolher o que está fora do lugar, vestir-se apropriadamente, levantar da cama apesar da falta de vontade, tudo isto pode ser um excelente exercício de força de vontade na vida quotidiana. Encaminhamo-nos passo a passo a grandes conquistas pessoais, pela força do hábito de nos forçar-nos a criar rotinas que dependem da nossa disciplina mental (controlo do que queremos pela ação da vontade própria). Aos poucos vamos forjando pela força de vontade um carácter que atua de forma coerente com aquilo com o qual nos propomos.

 

3# Trabalho Duro: Trabalhar duro não significa trabalhar muitas horas por dia e sim a quantidade suficiente para atingir seus objetivos sem perder o foco. Tem relação direta com o quanto de esforço você vai dispender para chegar aonde você quer chegar. Ser saudável requer esforço.

 

Manter um relacionamento estável bem sucedido requer esforço. Ter filhos requer esforço. Ser organizado requer esforço. Ter objetivos, traçar planos para atingi-los e se manter na linha requer esforço. Até mesmo ser feliz requer esforço!!!

 

4# Diligência: Significa (Que demonstra cuidado ao desenvolver e/ou produzir alguma coisa; zelo ou aplicação.). Dentro do propósito da autodisciplina se resume em fazer o que precisa ser feito todos os dias e fazer bem feito mesmo àquilo que não gostamos de fazer, mas é necessário para chegar aos objetivos traçados. Existem muitas tarefas que não são necessariamente difíceis, mas requerem certo tempo investido. Se você não se autodisciplinar para tê-las sob controle, elas podem transformar sua vida em uma grande bagunça. Pense nas várias pequenas coisas que você tem que fazer no seu dia a dia. Compras, limpar a casa, lavar roupas, pagar as contas da casa (Luz, Água, gás, etc.), os impostos e isto só em casa sem contar as tarefas do trabalho.

 

Essas coisas podem não ser parte da sua lista de coisas mais importantes, mas precisam ser feitas de qualquer maneira. A autodisciplina exige que você desenvolva a capacidade de dedicar um tempo àquilo que é necessário. Isto otimiza o seu tempo!!!

 

5#Persistência: É a capacidade de continuar perseguindo seus objetivos, independente do que aconteça. Sempre com a convicção de que, embora as dificuldades aconteçam você sabe que está no caminho certo e que altos e baixos vão acontecer. Lembre-se só existe persistência quando existe convicção, sem convicção vira teimosia.

 

Resumindo a melhor definição de autodisciplina que eu conheço é: “Autodisciplina é a capacidade que a pessoa tem de forçar-se a fazer aquilo que ela precisa fazer, quando ela precisa fazer, quer ela goste de fazer aquilo ou não.”

 

Dicas para treinar sua autodisciplina:

 

1 – Decida o que você quer e coloque no papel;

 

Coloque objetivos para cada área de sua vida e escreva com o maior número detalhes possível. Meta que não está escrita no papel é apenas um desejo!!!

 

2 – Faça uma lista das suas metas para cada área de sua vida!

 

3 – Estabeleça uma data para cada uma destas metas e evite protelar.

 

4 – Organize-as por prioridades e seja fiel a seu projeto.

 

5 – Comece a agir imediatamente!!!

 

6 – Faça todos os dias uma coisa nova que te leve na direção dos seus objetivos.

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Professora de inglês, de belo Horizonte/MG.

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