Pular para o conteúdo

Superação das Neuroses

Superação, Publicado por Silvanews em 23/01/2018
Silvanews Treinamentos > Superação > Superação das Neuroses

"Os neuróticos queixam-se de sua doença, mas aproveitam-na ao máximo e, quando se trata de arrancá-la deles, defendem-na como uma leoa à sua cria."
Sigmund Freud

 

O comportamento neurótico nem sempre é patológico. Analise como você tem conduzido sua vida e procure descobrir determinados comportamentos que tem atrapalhado o seu desempenho profissional, social, familiar e promova feed backs com amigos e familiares com humildade, para identificar as mudanças necessárias.

Tenho alguns amigos que dão risadas contando seus comportamentos neuróticos. Um deles, sempre que sobe uma escada conta todos os degraus, o outro quando contempla o horizonte do alto de algum edifício não consegue ficar sem contar todas as antenas parabólicas que consegue ver, outro padece de TOC – transtorno obsessivo compulsivo -, no resguardo de sua segurança, confere muitas vezes o mesmo documento que assinou, verifica por muitas vezes se trancou as gavetas e portas.

SUPERAÇÃO DE NEUROSES compete a você procurar identificar o que é que estes comportamentos geram de danos e prejuízos à sua vida e buscar mudanças. São comportamentos corriqueiros e repetitivos que carecem de determinação, disciplina e claro enfrentamento dos desconfortos das alterações.

Crenças limitantes são os fatores promotores destes comportamentos. – Eu sou assim mesmo, não mudo nunca! Quem encaixou isto na sua cachola? Og Mandino, escritor Americano, afirmou em sua literatura que nunca soube que uma mulher pudesse dar a luz a um médico, um engenheiro, um advogado, o que ele sempre soube é que uma mulher dá a luz a um menino ou uma menina, depois disso se constrói a personalidade.

Faça perguntas à sua própria pessoa e jamais use o “por que” nos questionamentos. Você fatalmente responderia justificando.

Force seu cérebro a uma busca de solução:

1. O que me traz este comportamento?

2. Como isto tem acontecido comigo?

3. O que me impede de ser diferente?

4. Se eu me comportar diferente o que acontecerá?

5. Este meu jeito de ser magoa quem?

6. O que preciso para mudar?

7. Quando posso e devo começar?

8. Quando foi que tudo isso começou?

Os obstáculos que nos traz comportamentos desconfortáveis e até considerados neuróticos são, na maioria das vezes, herança social. Como e quando foi que esse registro em sua memória aconteceu e que te leva a agir da forma que acontece?

A sua jornada de SUPERAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL exige autoconhecimento profundo, pois dele vem o controle das emoções e a possibilidade da tomada de atitudes estratégicas. Somente assim você torna-se o Líder de sua Própria Vida!

nano
Publicado por: Silvanews
Em: 23/01/2018

Comente o que achou sobre este artigo.

Você também pode gostar destes artigos

23/01/2018

A maior necessidade de nós humanos é ser aceitos como somos, entendendo isso como um reconhecimento provindo de nossos contatos. Nossos interlocutores mais comuns são nossos familiares de onde provem, por ironia da vida, nossas mais dolorosas decepções

23/01/2018

Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.

23/01/2018

Nenhuma solução ou alívio é possível se você não conhece suas emoções e admite esses momentos de dor. A dor física nos permite a ciência médica, nos aliviar dela, mas a dor psicológica depende muito mais ou totalmente de nós mesmos.