Pular para o conteúdo

PNL para Superação

Superação, Publicado por Silvanews em 23/01/2018
Silvanews Treinamentos > Superação > PNL para Superação

"Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração."
Nelson Mandela

Vemos hoje com muita frequência e com uma busca quase compulsiva os conhecimentos pressupostos dos processos COACHs. A tradução desta palavra:

● COMO SUBSTANTIVO - treinador - técnico - ônibus - carruagem - coche - instrutor - professor particular.
● COMO VERBO - treinar - ensinar - preparar - viajar.

PNL PARA SUPERAÇÃO, objetiva identificar e liberar habilidades de liderança, melhorar a eficácia na comunicação e nos relacionamentos, desenvolver e manter estados de excelência pessoal e abordar o trabalho de grupo de forma ecológica e visão sistêmica, podendo ser definida melhor como “O estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano”. (Gilberto Cury)

Tenho participado com frequência de muitos cursos de formação COACH e trabalho na área há mais de 20 anos. Em nenhum momento de comunicação entre dois seres a ausência da PNL é possível. Rejeitar os conceitos de programação neurolinguística é fugir das mais avançadas formas de atuar como um COACH. Escutei em todas as formações que obtive até hoje o alerta de NÃO JULGAR, como se fosse possível parar o cérebro. Dr. ROBERT MACDONALD da UNIVERSIDADE DA CALIFORNIA, PhD, respondendo a pergunta de um colega que queria saber como não julgar ofereceu a resposta imediata, IMPOSSÍVEL. O que precisamos é nos aproximar o máximo que puder da subjetividade do nosso interlocutor com PERGUNTAS PODEROSAS, e isso a PNL nos ensina com muita eficácia, para mudarmos o julgamento e não chegar à condenação.

Em todos os atendimentos COACHs você não tem autoridade para direcionar o cliente (COACHEE). A sua grande atuação consiste nas perguntas que levam o (COACHEE), seu cliente, a encontrar o caminho desejado. A PNL – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA é o máximo nessa hora, pois se trata do mais avançado meio, das mais perfeitas ferramentas que um coach pode lançar mão.

Todos nós temos uma representação diferente para cada palavra que conhecemos, daí a dificuldade da comunicação verbal. Faça uma experiência. Diga para três pessoas a mesma palavra e peça a cada uma delas para descrever a representação mental que veio e comprovará esta realidade.

Quando em PNL afirma-se que o mapa não é o território estamos dizendo que a sua forma de ver o seu mundo é uma experiência exclusivamente sua e essa sua forma não tem como ser invadida.

Ouça com toda atenção seu interlocutor, ou seu cliente ou coachee, observando as palavras usadas por ele e as empregue em suas perguntas poderosas. As palavras acima do poderoso NELSON MANDELA tem tudo a ver.

A sua jornada de SUPERAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL exige autoconhecimento profundo, pois dele vem o controle das emoções e a possibilidade da tomada de atitudes estratégicas. Somente assim você torna-se o Líder de sua Própria Vida!

nano
Publicado por: Silvanews
Em: 23/01/2018

Comente o que achou sobre este artigo.

Você também pode gostar destes artigos

23/01/2018

O comportamento neurótico nem sempre é patológico. Analise como você tem conduzido sua vida e procure descobrir determinados comportamentos que tem atrapalhado o seu desempenho profissional, social, familiar e promova feed backs com amigos e familiares com humildade, para identificar as mudanças necessárias.

23/01/2018

A maior necessidade de nós humanos é ser aceitos como somos, entendendo isso como um reconhecimento provindo de nossos contatos. Nossos interlocutores mais comuns são nossos familiares de onde provem, por ironia da vida, nossas mais dolorosas decepções

23/01/2018

Nenhuma solução ou alívio é possível se você não conhece suas emoções e admite esses momentos de dor. A dor física nos permite a ciência médica, nos aliviar dela, mas a dor psicológica depende muito mais ou totalmente de nós mesmos.